Quem somos

Urubus

Urubus

Os urubus urbanos são aves oportunistas, necrófagas (se alimentam de materiais em decomposição) e que são fundamentais para auxiliar na limpeza das cidades, como São Paulo, por exemplo. O problema é que com o aumento descontrolado da quantidade de lixo, principalmente em parques (Ibirapuera, Trianon, Villa Lobos, do Carmo, etc.) e nas vias marginais, esta ave está cada vez mais se tornando uma praga urbana, já que na escassez de ambientes para que estas coloquem seus ovos (penhascos rochosos e cavidades ocas de árvores), os urubus vêm utilizando os prédios paulistanos como poleiros e locais para pouso e descanso.

Importante salientar que os urubus não possuem predadores naturais e como já descrito, são importantíssimos na manutenção do equilíbrio ecológico do meio ambiente.São considerados pragas urbanas a partir do momento em que por exemplo: através de suas fezes, eles defecam nos vidros e nas estruturas das edificações humanas, que expostas à sua ação, ficam manchados e comprometidos. Estes animais também vêm cada vez mais invadindo sacadas de apartamentos particulares, causando desconforto aos moradores.

Por serem considerados animais silvestres (como pombos, morcegos e capivaras), os urubus não podem ser mortos e nem maltratados, pois são protegidos pela Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1.998 - Lei de Crimes Ambientais CAPÍTULO V - DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE art. 32 conforme segue:

Art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.