Quem somos

Carrapatos

Carrapato

Assim como as pulgas, os carrapatos, apesar de não serem insetos, e sim artrópodes que compreendem ainda aranhas e escorpiões, são organismos hematófagos (= sugadores de sangue), parasitas principalmente de mamíferos e aves.

No Brasil, duas espécies precisam ser consideradas: Rhipicephalus sanguineos (carrapato vermelho, carrapato comum) e Amblyomma cajennense (carrapato estrela). O carrapato vermelho é responsável pela transmissão de diversas doenças (como Babesiose, por exemplo, que acomete principalmente cachorros) e seu tratamento se dá através de inseticidas pet, no caso do tratamento tópico do animal infectado, além da assepsia do ambiente. Um controle químico é indicado, porém há a necessidade da presença de um biólogo experiente e acostumado a esta situação para tomar as medidas necessárias.

O problema mais grave é quando falamos do carrapato estrela. Esta espécie de carrapato é a que, preferencialmente, parasita o homem. Podendo também comumente ser encontrado em outros animais como cavalos e capivaras, principalmente. O carrapato estrela hospeda a bactéria Rickettsia ricketsii, transmissora da febre maculosa, uma doença gravíssima que se não for logo diagnosticada, pode levar o indivíduo à morte.